terça-feira, 2 de outubro de 2007

O Perfil do Empreendedor

O Brasil é considerado o país mais empreendedor do mundo, sendo o brasileiro um empreendedor nato. Vivemos num país que acredita nos sonhos do homem, elege outubro como o mês do empreendedor. Mês da iniciativa e da postura. Mês que homenageia os vencedores, os beneficiados, os arrojados, os corajosos, os líderes e todo aquele que acredita na nossa moeda mais brasileira: o nosso talento!

Quando falamos de empreendedorismo tocamos o coração das empresas líderes que são formadas por pessoas que a tornaram líder e, conseqüentemente, exercem grande influência sobre as demais pessoas, não só na visão dos negócios, mas principalmente na canalização de esforços e direcionamentos das atitudes para que objetivos sejam alcançados.

Ser empreendedor é ter consciência da missão, é pensar grande e ser um visionário, é tomar decisões e o compromisso de administrar mudanças, é ter sensibilidade, é aceitar a flexibilidade. O empreendedor é uma pessoa que não se abate ao encontrar problemas. Ele fica entusiasmado, pois sabe que se há algum problema, há solução. Ou seja, ele consegue se entusiasmar mesmo em momentos de dificuldade.

O empreendedor é seguro e capaz de manter seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados desfavoráveis. Acredita em si mesmo, portanto, possui muita iniciativa e busca realizar tarefas desafiadoras. Luta por suas idéias, abre seus próprios caminhos, também procura ser seu próprio gestor.

Como o empreendedor acredita que a concretização de seus objetivos depende dele mesmo, não se angustia com fatores externos, os quais não pode controlar. Ele tem bastante discernimento e tranqüilidade para fazer acontecer o seu momento e influenciar as pessoas e ambiente que estão ao seu redor, para que possa realizar suas metas.

Vivemos em uma época com novas regras, novos padrões que clamam por líderes, que possam viver nesse ambiente de mudanças, ambigüidades e promover criatividade, entusiasmo e inovação. Movemos as nossas idéias em favor daquilo que projetamos e acreditamos como bom para nossa empresa, para nossa equipe e para nós mesmos.

Um empreendedor deve ser um líder. Alguém que tenha a habilidade de se comunicar como reflexo do seu poder pessoal de influenciar os liderados. Alguém que saiba definir estratégias e objetivos, coordenar e delegar a realização de tarefas, incentivar pessoas e conquistar adeptos e apoio para as suas idéias. Alguém que cria, coordena e acredita no potencial das outras pessoas e nos resultados que elas podem obter.

A questão fundamental dessa reflexão é: Um líder é líder porque se comunica, ou, o desenvolvimento da capacidade de comunicação que torna alguém líder?

Conhecemos muitas pessoas com grande capacidade de comunicação, mas não conhecemos líderes que não saibam se comunicar.

Para exercer influência para modificar a vida das pessoas, o líder deve ter grande sensibilidade para perceber cada ser humano como verdadeiramente é, inspirar confiança de forma a ter seguidores. Perceber em si como é ser um grande empreendedor: acreditar em valores de alma e de caráter. Encontrar em si a ética nos negócios e nas relações interpessoais, valorizar o poder da comunicação, o comprometimento com o meio ambiente, a crença no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social.

Outubro: mês de comemorarmos o empreendimento. Mês de ressaltarmos o valor dos anos dedicados a um trabalho de qualidade. Mês de brindarmos os 23 anos do Instituto Reinaldo Passadori: um empreendimento que capacitou mais de 35.000 líderes empreendedores.


Reinaldo Passadori

Um comentário:

Anônimo disse...

Trabalhar com os profissionais do Instituto Reinaldo Passadori tem sido uma experiência enriquecedora para nós da Favero & Brandão Comunicação.
Um dos grandes desafios para superar os obstáculos da vida empresarial, é sem dúvida alguma, a estrada a ser percorrida, e nesta, Reinaldo Passadori pôde ao longo dos 23 anos demonstrar ética, profissionalismo e humanização, dilatando essa metodologia de trabalho a todos de sua equipe.
Mesmo com todas as pressões de tempo e demandas que surgem no decorrer do dia, sempre contamos com a agilidade, o excelente atendimento, o cooperativismo e, acima de tudo, o bom astral de todos os envolvidos no processo diário. Por isso, damos votos de que o Instituto Reinaldo Passadori conquiste 100 vezes mais a sua idade atual.
Parabéns Instituto!!! Parabéns Reinaldo!!!