sexta-feira, 17 de agosto de 2007

A arte da Califasia

Califasia é a arte de formar a palavra distinta, correta, expressiva e agradável. Em síntese. A califasia é a arte da boa fala.

A fala impressiona quando encanta e quando transmite uma mensagem clara e absoluta que se reflete, sensivelmente, pela entoação adequada e pela sintonia estabelecida entre os gestos e palavras.

Falar com energia e entusiasmo tem um efeito benéfico sobre o seu processo mental. Desde que o nosso corpo esteja predisposto, animado e em sintonia com as palavras, nossa comunicação será primorosa.

Um discurso monocórdico, sem as variações de tonalidade e teatralização, é repetitivo e cansativo. Pode desmerecer um bom conteúdo, na medida em que os ouvintes não “darão ouvidos” ao que for falado.
Aprimorar a fala significa expressar-se com musicalidade, isto é, falar harmoniosamente, tornando as palavras distintas e expressivas, cuidando da sucessão de vocábulos ásperos - fortemente articulados - , respeitando a sonoridade das sílabas, a seqüência de vogais - valorizando cada som, cada sílaba - comunicando a palavra determinada, com inflexões de voz, que, a fazem muito mais vigorosa e elegante.

As alusões e as ligações, inteligentemente empregadas, contribuem muito para que a nossa expressão seja agradável.
Um vocábulo é expressivo quando traduz perfeitamente a idéia ou o sentimento que queremos exteriorizar, tornando, desta forma, claro e compreensível o nosso pensamento. Não basta articular bem e respeitar as sílabas tônicas e finais. É necessário que o termo seja pronunciado com energia com o entusiasmo de tal forma que o nosso ouvinte compreenda claramente o que queremos comunicar. Esta conduta promove o hábito de pronunciar os vocábulos com a máxima perfeição mecânica possível.

Além da energia e do vigor que podemos empregar na pronúncia de uma palavra, este cuidado com a expressão verbal, defende a premissa de que tudo o que for dito, deva ser agradável aos ouvidos.

A fala e a musicalidade andam juntas em favor da Comunicação eficaz. A habilidade de comunicar-se bem passou a ser mais observada e exigida. A qualidade da voz e da fala passaram a fornecer dados importantes sobre o desenvolvimento do indivíduo, seu grau de competência, nível de conhecimento sobre o mundo, equilíbrio emocional, características da sua personalidade. Criamos estilos de voz e fala, mas adequados para cada nova experiência. Utilizar bem a voz para transmitir credibilidade, segurança, conhecimento, depende da utilização dos recursos vocais.

A Comunicação que envolve o ouvinte é aquela focada no equilíbrio da voz, recurso essencial para muitos dos profissionais, um instrumento de trabalho para locutores, um aliado para palestrantes, executivos, vendedores e professores.

É importante lembrar que existem traços vocais esperados e preferidos para cada profissão. Cada indivíduo, no seu exercício profissional, desenvolve um padrão de voz e de comunicação coerentes com a forma de se expressar e de se comunicar com a sociedade. Nossa competência profissional será avaliada quanto melhor utilizarmos esses recursos vocais e de fala esperados.

Persuasão, análise e segurança. Seja espontâneo e coloque a musicalidade em sua fala. Seus ouvintes agradecerão!

Reinaldo Passadori

Nenhum comentário: